O Marketing Digital é o marketing realizado em ambiente digital.
São usadas ferramentas como redes sociais, e-mail marketing e sites. A web permite que as empresas se aproximem mais do seu público-alvo.
O Marketing Digital é uma excelente ferramenta para fortalecer a marca e consequentemente realizar melhores vendas. Este pode ajudar micro e pmes a conquistarem mais oportunidades de venda.
Contudo é necessário ter alguns cuidados na estruturação de uma campanha digital.
Público-Alvo
O primeiro passo é fazer um estudo do público-alvo. Para fazer este levantmento, é preciso analisar quais são os perfis de cliente ideal para o negócio
Concorrência
A análise da concorrência é um detalhe muito importante antes de começar a estruturr estratégia de Marketing Digital. É importante fazer um levantamento de quais as empresas estão se destacam no mercado, quem são os maiores concorrentes e, a partir daí, acompanhar as empresas mais relevantes.
Palavras-Chave
Após definido o público-alvo e quais os objetivos a serem trabalhados, é fundamental fazer uma pesquisa de palavras-chave para encontrar os termos mais interessantes para a produção de conteúdo. É importante que esses termos tenham não só um bom volume de busca, como também a intenção de busca adequada.
Vantagens do Marketing Digital
Mais Comunicação e Interatividade: melhoria na comunicação e na interatividade com o cliente. Os canais digitais, principalmente as redes sociais, são utilizados como ferramentas de contato entre cliente e a empresa. Os consumidores aproveitam a proximidade para tirar dúvidas a respeito de produtos e serviços, dar feedbacks e falar sobre as suas expectativas.
Mais Competitividade: o aumento da competitividade é uma realidade. Com a empresa no meio online, ela consegue estreitar laços com os consumidores, acompanhar a concorrência e até fidelizar os clientes.
Custo-Benefício: Ao contrário das estratégias comerciais tradicionais, o Marketing Digital tem valores mais simpáticos. O custo-benefício do investimento é excelente: além de permitir trabalhar com preços mais acessíveis, as campanhas tendem a ser muito mais segmentadas, permitindo que se atinja apenas aquele público que realmente interessa.
Alcance Mundial: através do Marketing Digital, conseguimos alcançar pessoas em todo o mundo de forma mais simples e prática, comparada com as estratégias mais tradicionais.
Oportunidades de Venda: com estratégias focadas e bem segmentadas, é possível aumentar o número de oportunidades de venda. Com a geração de leads, é possível educar o mercado e guiá-los até o momento da compra através de uma estratégia bem desenhada.
Público-Alvo Certo: a segmentação é um dos atrativos mais marcantes para as empresas. Com o Marketing Digital é possível segmentar cada vez mais e focar em distribuir a mensagem apenas para aquelas pessoas que realmente podem representar um potencial de negócio.
Feedback do Consumidor: as redes sociais permitem que a empresa e os clientes se comuniquem de forma muito mais transparente. Os utilizadores tendem a usar estas ferramentas para se comunicarem de forma mais prática e direta com as empresas fornecedores de produtos e/ou serviços. Os feedbacks dos consumidores são importantíssimos para o crescimento da empresa.