O MES (Manufacturing Execution System) é um sistema de software utilizado na fabricação para rastrear e documentar a transformação de matérias-primas em produtos acabados. O MES fornece informações que ajudam os gestores de Produção na tomada de decisões da fabricação e a entender como as condições atuais no chão de fábrica podem ser otimizadas para melhorar a produção.
O MES funciona em tempo real para permitir o controlo de vários elementos do processo de produção (por exemplo, Consumos, pessoal, máquinas e serviços de suporte).
O MES pode operar em várias áreas de função, por exemplo: gestão de definições de produto em todo o ciclo de vida do produto, programação de recursos, execução e despacho de pedidos, análise de produção e gestão de tempo de inatividade para eficácia geral do equipamento (OEE), qualidade do produto ou rastreabilidade de materiais. O MES regista todos os dados de processos e resultados do processo de fabricação. Isso pode ser especialmente importante em setores regulamentados, como sector alimentar, agro-alimentar e farmacêutico, onde a documentação e a comprovação de processos, eventos e ações podem ser necessários nas auditorias.
A ideia do MES pode ser vista como uma etapa intermediária entre um sistema de Planeamento de Recursos Empresariaais (ERP) e um controlo de supervisão e aquisição de dados (SCADA) ou sistema de controlo de processo.
Principais funcionalidades de um sistema MES
Logística: movimentação de bens nos vários processos fabris
Execução de ordens de fabrico: executa ordens de produção, com base em encomendas, de acordo com a programação do sistema
Planeamento: planeia o conjunto de operações para cada atividade
Gestão de recursos: seleção dos recursos certos, no tempo certo, resultando na atividade certa para uma determinada OF
Recolha de dados: os dados são recolhidos através de vários tipos de sensores, dando um conjunto de informações sobre o chão de fábrica
Fonte "Wikipédia"