O dia 10 de Setembro foi escolhido para representar esta causa que abre espaço para um debate fundamental na sociedade de hoje. Esta é uma campanha internacional adotada também em Portugal com o objetivo de conscientizar e reduzir os casos de suicídios no país. A Visionsoft, junta-se a esta campanha, e reforça a importância de conversar sobre saúde mental e apoiar os outros.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que Portugal está acima da média global de suicídios, apresentando uma taxa de 13,7 por cem mil habitantes em 2015, face a uma taxa mundial de 10,7, segundo dados OMS. O suicídio é um problema de saúde pública. Apesar de ser considerado um comportamento raro, pode afetar todas as pessoas, e não tem fronteiras demográficas, étnicas, culturais ou socioeconómicas.
Saber identificar os sinais de alerta de suicídio pode salvar vidas. Se notar que alguém apresento algum dos seguintes comportamentos, encoraje-o a procurar ajuda profissional:
Falta de esperança no futuro
Isolamento social
Irritação ou variações extremas de humor
Consumo excessivo de álcool ou drogas
Fala sobre morrer ou se matar
Comportamento ansioso, agitado ou imprudente
Sentir-se um fardo ou culpado
Perda da visão de solução para os problemas
Perda de interesse pela própria aparência ou atividades habituais
Além de estar atento aos sinais de alerta, é importante também criar um ambiente de apoio e aceitação para as pessoas.
Se está a passar por um momento difícil, procure ajuda profissional. Existem muitas pessoas que podem ajudar, e não precisa passar por isso sozinho.